Andrade e Mana

Como evitar inadimplência nos contratos da minha empresa?

A inadimplência é um fenômeno social que sempre esteve presente nas relações comerciais mundo afora. Em períodos de crises econômicas, as pessoas físicas e jurídicas apresentam dificuldades em honrar seus compromissos para com os credores. 

Esse movimento é comum no mundo dos negócios, mas existem maneiras de amenizar os efeitos da inadimplência. Para isso, foram estudadas e desenvolvidas técnicas de gestão das carteiras de clientes, as quais trabalham além do ato de cobrar uma dívida. 

Quais seriam essas técnicas e como funcionam? 

Ao realizar um negócio, o devedor está se comprometendo a pagar pelo recebimento de um produto ou utilização de um serviço, ou ainda, pelo direito de usar um determinado bem ou pegar um dinheiro emprestado. 

Logo, para depositar confiança no devedor é necessário que sua empresa estabeleça um conjunto de ações como:

Esses são alguns pontos que certamente, além de ajudar a evitar a inadimplência, traçam uma linha de ação para melhorar as políticas de cobrança. 

Em períodos de crise econômica o verbo mais citado é “reinventar”, ou seja, recriar condições e formas de agir para amenizar efeitos e garantir renda. Nesse ponto, as empresas também devem seguir inovando, criando políticas para melhorar o fluxo de caixa, aumentar a rentabilidade e o lucro. 

Nós, da Andrade e Mana seguiremos compartilhando informações importantes e alertando sobre possíveis mudanças, leis e impactos nas empresas.

Ficou com dúvidas? Comente abaixo, estaremos a disposição para orientá-lo.