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Como evitar inadimplência nos contratos da minha empresa?

A inadimplência é um fenômeno social que sempre esteve presente nas relações comerciais mundo afora. Em períodos de crises econômicas, as pessoas físicas e jurídicas apresentam dificuldades em honrar seus compromissos para com os credores. 

Esse movimento é comum no mundo dos negócios, mas existem maneiras de amenizar os efeitos da inadimplência. Para isso, foram estudadas e desenvolvidas técnicas de gestão das carteiras de clientes, as quais trabalham além do ato de cobrar uma dívida. 

Quais seriam essas técnicas e como funcionam? 

Ao realizar um negócio, o devedor está se comprometendo a pagar pelo recebimento de um produto ou utilização de um serviço, ou ainda, pelo direito de usar um determinado bem ou pegar um dinheiro emprestado. 

Logo, para depositar confiança no devedor é necessário que sua empresa estabeleça um conjunto de ações como:

  •  Elaborar um sistema de cadastro inteligente, com informações que realmente demonstrem a capacidade de pagamento do seu cliente;
  • Avaliar o comportamento do cliente/contratante no mercado, através de consultas aos sistemas de proteção ao crédito (SPC, SERASA, CADIN etc.);
  • Emitir nos sites oficiais as certidões negativas de tributos federais, estaduais e municipais, a fim de verificar se há dívidas tributárias que poderão afetar a capacidade de pagamento do seu cliente;
  •  Verificar a qual ramo de atividades seu cliente pertence e se está alinhado com aquilo que está contratando da sua empresa;
  • Elaborar contratos bem equilibrados e evitar a utilização de modelos, os quais, muitas vezes, trazem cláusulas inúteis;
  •  Formatar cláusulas penais bem definidas para aplicação de encargos por atraso nos pagamentos;
  • Para determinados casos, ter várias opções para aceitação de garantias, como aval, fiança bancária, caução, imóveis, veículos etc.;
  • Criar programas de incentivo a clientes adimplentes que efetivamente façam diferença, como descontos nos valores e bonificações em produtos ou serviços;
  • Estreitar os laços comerciais com o cliente, através de acompanhamento constante e eventuais ajustes que possam prevenir a inadimplência ou a resolução do contrato;
  • Elaborar estratégias para períodos de profunda crise, como reparcelamento de dívidas, recebimento parcial, postergação de parcelas para o final do contrato com acréscimos;
  • Ter um sistema de gerenciamento da carteira de clientes para que possa ter controle e planejamento de ações de cobrança;
  • Elaborar programas de capacitação e atualização para a equipe de análise de crédito e cobrança;
  • Elaborar políticas de cobrança dentro das boas técnicas, para os casos de inadimplência, sem perder o foco na manutenção do cliente.

Esses são alguns pontos que certamente, além de ajudar a evitar a inadimplência, traçam uma linha de ação para melhorar as políticas de cobrança. 

Em períodos de crise econômica o verbo mais citado é “reinventar”, ou seja, recriar condições e formas de agir para amenizar efeitos e garantir renda. Nesse ponto, as empresas também devem seguir inovando, criando políticas para melhorar o fluxo de caixa, aumentar a rentabilidade e o lucro. 

Nós, da Andrade e Mana seguiremos compartilhando informações importantes e alertando sobre possíveis mudanças, leis e impactos nas empresas.

Ficou com dúvidas? Comente abaixo, estaremos a disposição para orientá-lo.

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