Um dos meios que ajudam a alavancar o desenvolvimento da empresa, mas que diversas vezes é deixado de lado é a recuperação de créditos.
Antes mesmo da crise econômica que atingiu todo o mundo, devido a pandemia do COVID-19, no Brasil os índice de inadimplência já eram altos. O problema é que com esse aumento, o fluxo de caixa das empresas fica comprometido, inclusive dificultando o pagamento de fornecedores e limitando a criação de novos postos de trabalho.
Diante desse panorama a recuperação de crédito tem como objetivo, resgatar a saúde financeira da empresa e sua operação nada mais é que um procedimento planejado de cobrança. Com isso, é possível trazer um reforço para o caixa da empresa, além de devolver ao cliente seu poder de compra restabelecendo seu direito ao crédito.
Agora, indo direto ao ponto, qual é a importância de buscar a recuperação de crédito?
Conforme mencionamos, a recuperação de crédito basicamente é uma operação de cobrança. Contudo, esse procedimento deve ser realizado com planejamento, afinal, o objetivo é regularizar os inadimplentes sem perder o cliente.
Além disso, a rentabilidade do negócio está atrelada ao pagamento daquilo que foi vendido dentro do prazo negociado, caso contrário, se o credor não for atrás do valor que lhe é devido por direito, o mesmo perderá o equilíbrio do seu fluxo de caixa.
Diversas empresas deixam de lado os valores que possuem para receber de seus clientes com medo de perdê-los, ou até mesmo, pela necessidade, em alguns casos, ser necessário ingressar com uma ação judicial de cobrança.
É compreensível que para a empresa continuar crescendo, é essencial manter um bom relacionamento com o cliente. Entretanto, é preciso realizar cobranças efetivas e com empatia em relação a situação do cliente, a fim de não comprometer a relação entre as partes.
Portanto, é dever da empresa elaborar estratégias para identificar os riscos e realizar cobranças amigáveis. Afinal, quando se realiza o levantamento dos valores pendentes de recebimento, o montante geralmente representa quantias expressivas que acabam se tornando prejuízo. Isto porque, boa parte dos clientes inadimplentes já receberam o produto ou o serviço oferecido.
Em face de garantir o efetivo ingresso de recursos no caixa da empresa é recomendável adotar um sistema de cobrança inteligente e atento aos seguintes pontos:
- Empregar um sistema de contas a receber – visando controlar o registro os pagamentos e os prazos médios de recebimento;
- Elaborar uma linha cronológica para cobrança – estabeleça quais medidas serão adotadas para cada período de atraso e para cada tipo cliente;
- Preparar relatórios por vencimento – para ter o controle das entradas de recursos, isso servirá para organizar o fluxo de caixa e elaborar o planejamento estratégico da empresa;
Essas questões que exigem técnica e experiência em cobrança de valores em atraso, podem ser delegadas para um serviço especializado. Proporcionando ao empresário a possibilidade de voltar seus cuidados especificamente para o seu empreendimento.
É diante deste cenário que a Andrade e Mana tem por objetivo solucionar esta situação, através de uma assessoria ampla e multidisciplinar.
Nós seguiremos compartilhando informações importantes e alertando sobre possíveis mudanças, leis e impactos nas empresas.
Ficou com dúvidas? Comente abaixo, estaremos a disposição para orientá-lo.